domingo, 9 de novembro de 2014

Louvre - Ficamos sem fôlego e emocionadíssimos!!

Louvre.....Se há um lugar em Paris que em muitas visitas não se esgota é o museu do Louvre.
Ele é gigantesco. Acredito que até mesmo os franceses levam anos para conhece-lo.

O palácio do Louvre foi sede do governo monárquico no reinado de de Luiz XIV. Quando o rei mudou-se para o Palácio de Versailhes, o prédio abrigou a Academia de Belas Artes e de Pintura em 1692. As guerras vencidas por Napoleão resultaram em um acervo para o Museu Napoleão, assim intitulado na época. Com a queda de Napoleão em 1815, as nações exigiram seus tesouros novamente.Deste então o museu passou por renovações e reinados. Em 1981 o presidente François Mitterrand lançou o projeto do Grande Louvre,  o museu é dividido em três alas: a Ala Sully a leste, que contém a Cour Carrée e as partes mais antigas do Louvre, a Ala Richelieu ao norte, e da Ala Denon, que faz fronteira com o Rio Sena para o sul.
Nós pegamos o metrô e saíamos em um shopping que fica embaixo do Louvre. Logo abaixo da Pirâmide.

Muito fácil. A fila anda rápido. Eles tem guias em diversos idiomas.

As fundações originais do museu;

Peças do antigo Egito. Fiquei emocionada, pois havíamos estudado sobre a Escrita na escola.

Olha o meu faraó, que lindo!

Abaixo sarcófagos egípcios.

Aparentemente os reis daquela época eram baixinhos.

Ao lado a visão que se tem em cada ala do Louvre.....sua grandiosidade.....

Abaixo .....visão de dentro do museu......

Coroação de Josefina, esposa de Napoleão, na Catedral de Notre Dame.

Abaixo a própria .....Monalisa, também conhecida como A Gioconda "A Sorridente"
uma obra de Leonardo da Vinci, pintado em 1506. Uma das obras mais visitadas no Louvre. Há muitos avisos dizendo: Cuidado com os batedores de carteiras, já que todo mundo quer fotografar e esquece dos próprios pertences.

Olha que coisa mais linda, ao lado e abaixo:  no Louvre pode-se sentar e pintar livremente.

Alias o museu tem muitos sofás espalhados para se admirar as pinturas e claro, descansar. Nós visitamos  duas alas, só observando, sem parar para conhecer a história.

O que Napoleão III ? Nós nem sabíamos que havia o segundo?

Carlos Luiz Napoleão Bonarparte, sobrinho de Napoleão, foi o Primeiro Presidente eleito por voto direto na França. Foi responsável pelo desenvolvimento industrial, econômico e financeiro do país. Foi o mais autoritário governante na época imperial.
 Quanto luxo! Inacreditável o poder demonstrado no luxo dos palácios.

Esse passeio foi incrível. Não conseguimos ver muita coisa, pois o museu é imenso. Ficou aquela vontade de voltar. Chegamos perto das 9 horas da manhã e saímos as 16:00 horas.

É claro não podia faltar a foto da lindíssima pirâmide vista de fora.

No próximo post, Arco do Triunfo (A homenagem e a loucura do General Napoleão Bonaparte) e Champs Élysées