quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Aventura no Metrô de Paris no passeio a Catedral de Notre Dame. Maravilhosa.

Após o café da manhã e com roteiro já pronto "Catedral de Notre Dame" resolvemos nos aventurar no metrô de Paris,  mapa na mão, nomes das estações e .....cada a cabine de venda do ticket???? Cheguei no balção de informação e pedi "Un billet, s'il vous plaìt" O homem falou algo que eu não entendi e apontou a máquina ao lado, e eu perguntei em português "Só vende na máquina" kkkkk claro que ele não entendeu e continuou apontando para a máquina. Rimos muito e meu marido sugeriu que esperássemos alguém comprar na máquina para saber como fazer.....foi demais......na máquina há opções de idioma ......ponto positivo pra eles.......e pode-se usar o cartão de crédito ou dinheiro....ela faz o cálculo e devolve o troco .....Très Chic
Aqui já estávamos craques.
Aprendemos observando que SORTIE era SAÍDA
Outra coisa demais..........dentro do vagão do metro que é muito velho e sujo, mas ninguém parece ligar para isso..... a porta só abre se o passageiro apertar um botão ou abrir uma espécie de maçaneta.... se ninguém for descer naquela estação, o ar frio de fora, não entra no vagão quentinho......super legal isso......

Agora era preciso o ver o destino e a estação que iriamos descer ... não se perder..... mas justo nós dois!!!!! 




A Catedral de Notre Dame é a mais antiga catedral francesa e iniciou suas obras em 1163, demorando cerca de 700 anos para ser concluída. Dedicada a Maria, mãe de Jesus, possui em seu interior diversas capelas. Lá ascendi uma velinhas para amigos e familiares.



Em Notre dame a entrada é gratuita.
Há uma fila longa que anda rápido. Do lado de fora muitos turistas admirando e tirando fotos, Dentro da igreja.....todos no maior silêncio......... a toda hora anunciam "psiuuuuu a igreja é um local sagrado". 


Olha a luz interior

Crianças com cadernos na mão e mochilas nas costas acompanhados dos professores e até modelos sendo fotografas para revistas de moda (vimos o mesmo em outros monumentos também em Barcelona) . 


Na catedral foram coroados Napoleão Bonaparte em 1804 e sua esposa Josefina de Beauharnais e em 1909 ocorreu a beatificação de Joana D'Arc.


Em frente a catedral encontra-se o marco zero das estradas da França. 
Difícil é tirar foto, todos querem pisar e fotografar. 
Quando saímos de Notre Dame, o vento congelava nossos rostos e mãos. Paramos em uma loja para comprar uma malha de frio para meu marido e luvas para mim, mas como a luva mais barata custava 12 euros, coloquei as mãos no bolso da jaqueta e deixei a compra para depois. Eh meu sangue mineiro kkkkkkk
Palácio da Justiça

Visitamos os arredores da Catedral antes de voltar ao Metrô, já que ainda precisávamos almoçar (muita diversão na hora que chegou o prato, próximo post) antes do passeio da tarde com guia turístico.

Cripta Arqueológica em frente a Notre Dame











A tarde seria nosso primeiro passeio com o guia turístico. Passeio de Bateaux no Rio Sena e Torre Eiffel. CCHotels

Nenhum comentário: