terça-feira, 27 de maio de 2014

Uso Consciente da água. Vamos economizar, Professora!!!!

"As águas do nosso Planeta"

Os alunos trouxeram para a sala de aula um tema que está afetando a vida de todas as pessoas atualmente que é a falta de chuva e a economia de água.  Resolvemos fazer uma roda de conversa para observar o globo terrestre e analisar a quantidade de água disponível para consumo de todos os habitantes. 

             Na Roda de conversa  foram levantados os seguintes dados:
  • O planeta Terra não é só composta de água!
  • A terra é uma linda esfera azul!
  • Ela parece azul por causa da água.
  • Vocês sabiam que o primeiro astronauta que pisou na lua, quando viu o nosso planeta lá do espaço, exclamou: - A terra é azul! -        disse a Prof. Claúdia Bardez
  • Quanto de água tem na terra, professora?
O planeta Terra tem 70% da sua superfície de água e ela é azul também por causa da sua atmosfera, que é a camada de ar que envolve a terra.
  • Mas, professora, nem toda água dá pra beber, a água do mar por exemplo, é salgada!
A água do nosso planeta é dividida em 

-          97,40% É ÁGUA SALGADA;
-          2,57 % É ÁGUA DOCE, CONGELADA E SUBTERRÂNEA;
-          0,014 % É ÁGUA DOCE DE FÁCIL ACESSO, OU SEJA AQUELA QUE PODEMOS BEBER.

A partir desta afirmação, realizamos uma experiência com o objetivo de observar essas porcentagens na prática.  Para isso utilizamos os seguintes materiais:

-          1 JARRA DE 2 LITROS;
-          1 COPO DE 200 ML;
-          1 COPO DE 50 ML;
-          1 TAMPINHA DE GARRAFA DE 2 LITROS.


Primeiro comparamos e identificamos todos os tipos de recipientes, colocando-os lado a lado, começando do maior. 
Para surpresa de todos, a quantidade de água potável não é tão grande assim!  Logo eles começaram a falar em não desperdício.

Os alunos, durante a experiência, foram relatando suas atitudes e observações. Também fizeram comentários sobre o uso da água em suas casas e de seus parentes. 
Todos chegaram a conclusão sobre a importância da economia de água e seu uso consciente, para que este recurso natural tão precioso para a vida dos seres vivos não acabe.

Postagem de Profª. Claúdia Bardez - 1º ano A - Atividade em: 22/05/2014.

Nenhum comentário: