sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Escola Sustentável

Como último trabalho de pesquisa do ano, propus as crianças um trabalho com o título "Uma Escola Sustentável", e logo a primeira questão apareceu: 

_ Professora, o quer é Sustentável, é alguém sustentar a escola? 
_ Minha mãe sustenta a casa. É a mesma coisa!
_ Crianças vamos pensar na palavra antes de pesquisá-la? Se sua mãe sustenta a casa, quer dizer que ela trabalha para mantê-los em segurança, por exemplo: pagando a água que vocês consomem, a energia eletrica, a alimentação de todos, os medicamentos quando necessário, etc. Assim todos ficaram bem e seguros certo? 
_ Nós vamos trabalhar para manter a escola?
_ Como faríamos isso?
_ Nós somos crianças não podemos trabalhar, mas podemos cuidar da escola para que ela fique limpa e bem cuidada.
_ Muito bem, vamos procurar no dicionário o significado da palavra Sustentável?
_ É um adjetivo: que se pode sustentar, manter, defender. Em ecologia, significa não esgotar os recursos naturais, consumir só o necessário. 
_ Entendi, então vamos cuidar da escola e não gastar demais os recursos, como água do banheiro, reciclar o lixo do recreio, aproveitar os espaços externos da escola, diminuindo os gastos com energia elétrica quando possível. 
_ Professora, nós já começamos esse trabalho aqui na escola há três anos com o projeto Reciclagem, trazendo toda quinta feira o lixo reciclado que acumulamos em casa. A comunidade local também participa.
_ Sim, mas precisamos pesquisar sobre outras formas de mudanças. Vamos começar pensando de que forma descartamos o lixo ou poluímos mares, ruas, e o ar. 

EcoCartilha

"A Educação Ambiental é um dos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), do Ministério da Educação (MEC). Ela garante que os alunos aprendam a tomar decisões sustentáveis, num processo chamado de ecoalfabetização. "A sustentabilidade se apoia no cuidado com as pessoas, a Terra e os recursos naturais. Esses eixos estão na escola e cabe ao diretor mobilizar a comunidade em torno deles", diz Sueli Furlan, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.  Os gestores podem iniciar o processo, envolvendo funcionários e famílias do entorno. As faxineiras, por exemplo, devem atentar ao descarte de lixo e produtos de limpeza e ao bom uso de água e energia. Já aos professores fica a tarefa de discutir as várias questões ambientais com os conteúdos das disciplinas. "Tudo isso passa à comunidade a mensagem de que a escola se preocupa com a Terra", afirma Neide. "

EcoCartilha



A Secretaria de Estado do Meio Ambiente publicou 16 cadernos de educação ambiental para informar a população a agenda ambiental. A sociedade brasileira, crescentemente preocupada com as questões ecológicas, merece e busca mais informações. Um desses cadernos é destinado as crianças do Ensino Fundamental Eco Cartilha do Pequeno Cidadão e trata de forma lúdica e séria das questões que vamos refletir em nosso trabalho. 




EcoCartilha









Outra fonte de pequisa maravilhosa com cadernos para orientação e estudos para os alunos e professores é o site da Tetra Pak -Cultura Ambiental nas EscolasO projeto  foi desenvolvido com o intuito ser uma forma de levar conhecimento e mostrar ferramentas para trabalhar a educação ambiental em sala de aula. com possibilidades de estudo, sugestões de projetos e formas diferentes de aplicação dos conceitos envolvidos na temática ambiental, quando abordada de forma transversal.

Vamos pensar no nosso planeta com carinho.

Beijocas
Cris Chabes

Nenhum comentário: