quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Desperdício Não!!!

Li uma matéria na Revista Sorria sobre: Desperdício, não! | Revista Sorria* com texto de Patrícia Pereira que resolvi compartilhar com vocês.
Ela recebeu a proposta de ficar 30 dias sem desperdiçar alimentos e ainda adotando um consumo sustentável. No Inicío ela substituiu os alimentos industrializados por frescos para diminuir as embalagens, optou por frutas que se comem com as cascas e outra cujas cascas poderiam virar doce ou bolo ou petiscos (torrados no forno com uma pitada de sal) e até mesmo as cascas de alguns legumes foram parar no arroz. Com todo esse reaproveitamento Patricia percebeu que passava mais tempo na cozinha fazendo novos pratos. Ela certamente diminuiu a produção de lixo mas aumentou o consumo de água, já que tinha mais louça para lavar. 
Revista Sorria 

Então foi conversar com Estanislau Maria, assessor do Instituto Akatu, Ong que propõe o consumo consciente. "Não há atividade sem impacto ao meio ambiente, tudo gera residuo, é preciso planejamento e reorganização". Segundo Estanislau o brasileiro joga fora um terço de todos os alimentos que compra. Não é preciso parar de comprar mas que tal usar aquela velha lista de mercado e segui-la a risca?
Um grande conselho foi consumir em maior quantidade no inicio da semana tudo o que estraga mais rápido, como leite e verduras e instituir um dia da semana sem carne, já que é esse o alimento de maior impacto na cadeia produtiva, pois para cada quilo de carne produzido são gastos 15 mil litros de água (que também aumenta o gasto de energia, de combustível e até a emissão de gases do efeito estufa).
Aos poucos Patricia percebeu que conter o desperdício não era tão fácil quanto pensava, mas que tudo exige planejamento e aproveitamento. 
Segue algumas das dicas para o Desperdício Zero
  • Faça suas comprar uma vez por semana e organizada de acordo com a necessidade de consumo da família,
  • Talos de verduras, cascas de legumes e frutas podem virar doces, bolos, vitaminas deliciosas e podem ser guardadas na geladeira por até dois dias em sacos plásticos.
  • Cozinhar com as panelas tampadas diminui o tempo de cozimento e de energia
  • Use o forno para mais de uma alimento
No site da Revista Sorria você acompanha a matéria na integra. 
Saiba mais em bancodealimentos.org.brakatu.org.br e thinkeatsave.org (campanha da ONU para combater o consumo de alimentos)

Abraços 
Cristina Chabes

Observação para quem não sabe toda a renda arrecadada com a Revista Sorria é destinada para o GRAACC. Essa revista é vendida a preço atual de R$3,50 na Droga Raia mais perto de você. Participe e boa leitura.

Nenhum comentário: