quinta-feira, 20 de junho de 2013

Porque meu filho não aprende?


Porque meu filho não aprende?

Ilustração: Google



Quando pensamos nos questionamentos que um pai e uma mãe têm em relação a uma criança que está no processo de alfabetização ou com dificuldades de aprendizagem, sabemos que não existe uma resposta pronta. Nesse caso, o papel do professor é orientar esse familiar e falar sobre o caminho que a criança pode percorrer para chegar com êxito à alfabetização. Esse processo traz grande angústia e ansiedade para esses familiares, pois se perguntam: como as outras crianças aprendem e o meu filho não?


O que responder para um pai e uma mãe ansiosos?




A dica é convidar a todos para uma reunião de pais e relatar como se dá o processo de aprendizagem, fazer uma reflexão sobre as hipóteses da escrita. Deixar claro para os familiares que a aprendizagem não acontece da mesma forma com todas as crianças e que todas já tem um conhecimento da escrita, pois vivem em um mundo em que a escrita está em todos os lugares. Mostrando que nesse processo não existe erro e sim um trajeto, pedindo para que os pais não passem suas frustrações em relação à aprendizagem para seus filhos, pois estes poderiam ficar ansiosos e desmotivados para a aprendizagem.



Como o pai pode auxiliar o professor nesse processo?





Ilustração: Google
A família precisa valorizar os avanços dessa criança e o professor mostrar aos pais como podem investir nessa parceria, para que a aprendizagem seja lúdica e prazerosa para cada criança. Hoje em dia, as escolas estão investindo muito em projetos de leitura e pedindo para que os pais compartilhem momentos de leitura com seus filhos. Esse momento pode ser prazeroso porque a criança se sente acolhida pelos seus pais que, com esse costume, as incentivam a ter um comportamento leitor. Outro fator importante é o acompanhamento e apoio dos pais nos deveres escolares de seus filhos. Quando os pais sabem o que os filhos estão estudando podem fazer conexões entre os acontecimentos do cotidiano e o que seus filhos estão aprendendo.Assim, valorizam o que as crianças estão aprendendo e elas podem entender a importância do seu aprendizado. Uma criança que tem em casa um ambiente tranquilo e acolhedor se tornará leitora e escritora seguindo seu ritmo e tempo.

E na próxima semana:.......
-"Professora, meu filho foi diagnósticado com Transtorno de Ajustamento,e agora?"
Pesquisei sobre esse assunto e resolvi compartilhar com vocês. Aguardem!!!!
Abraços
Luciana Xavier

Nenhum comentário: