domingo, 7 de abril de 2013

Meu "pestinha" favorito

imagens do google

No início do ano letivo de 2011, como professora de 1o. ano (antigo pré = turma com 6 anos) conheci o meu pestinha favorito "W".
Bem na verdade não sabia que ele se tornaria meu aluno favorito, nem que daria tanto trabalho na sala e na escola toda.
Calma caro leitor, chegue ao final do texto. 
Eu posso chamá-lo de meu "pestinha" favorito, sem com isso utilizar de preconceito ou contrariando a ética e moral, pois me derreti de amores, depois de muito trabalho, por esse aluno.
imagens do google
No começo do ano, W deixava-me maluca.
Eu não entendia o por que de tanta agressividade com todos.
W ria quando o outro chorava com dor por seus chutes, socos, empurrões.
W roubava objetos de todos, inclusive da minha bolsa do armário da escola, da mochila pendurada nas costas dos amigos da fila.
imagens do google


W não deixava ninguém fazer suas tarefas, derrubava o estojo das crianças, puxava o caderno, riscava com o próprio lápis o caderno do coleguinha.
No recreio jogava objetos na cozinheira, na inspetora, na diretora. Pegava lanche das crianças, pisava em cima, jogava pelo murro da escola.
imagens do google
Meu Deus!


Sempre ia parar na coordenação, direção, secretária.
Um dia, a família de W foi chamada e sua história relatada. Seu pai morreu antes de W nascer, vitima das péssimas escolhas que fez na vida. Sua mãe, abandonou o lar, alguns anos depois. Vive na casa da bisavó que não tem mais idade, dinheiro e saúde para cuidar de duas crianças hiperativas e com baixa auto estima. Viviam das doações de pessoas da vizinhança e da família.  A dureza da vida, mesmo antes de crescer, os fazia mais hostis com todos.  Na outra escola bateu na professora e apanhou tanto em casa que todos foram parar na delegacia. No projeto social que frequentava a tarde, perdeu a vaga, devido a agressividade com outras crianças.


Tomamos uma decisão conjunta com a coordenação. Ele não seria suspenso, mas ficaria alguns dias sem recreio, pois os "grandes" queria pegá-lo e quando retornasse ficaria sempre acompanhado de um adulto.
Achei que isso o deixasse com mais raiva e resolvi ficar junto com ele por algum tempo, acompanhando-o no recreio, nas atividades extras classe, mas sempre mostrando o certo e o errado nas relações com as pessoas.
imagens do google
W começou a sentar a meu lado na sala. Começou a me ajudar  entregando livros, guardando agendas.  Ora ele ficava comigo no recreio ora com a diretora. W tinha que pedir desculpas, devolver objetos e compartilhar os seus. Se ele aprontava ficava sem a aula  que mais gostava "Artes".


Aos poucos foi acalmando. Sentido-se acolhido. Os amigos começaram a querer brincar com ele.
Mas a cada segunda feira, após o final de semana, W chegava muito agitado e nervoso no escola. Precisava de mais atenção, carinho e cuidados.


Decidi que todos as vezes que ele chegasse mais nervoso, ficaria novamente comigo até a raiva passar.


imagens do google
Ele aprendeu a ler e começou a ajudar seus amigos nas lições. Formou dupla com uns dos meninos mais calmos da sala.
As vezes pegava-o guardando na mochila algo que não era seu. Chamava-o no canto e dizia: Abra sua mala e devolva o que pegou antes que eu o faça na frente de todos.
E o tempo passou. Já não brigava com as crianças de nossa sala e com os grandes começou a diminuir as provocações.


No último dia de aula, fizemos uma festinha. Todos trouxeram pratinhos. Antes de W ir embora, encheu os bolsos de brigadeiro e já ia saindo de fininho. Previamente eu já tinha separado alguns doces, bolos, pipocas e guardei tudo para que os demais não vissem. Chamei W quando ele já estava na porta:
- Ei mocinho, onde vai sem me dar um beijo?
Meio sem graça ele aproximou-se com as mãos escondendo a abertura do bolso. Me beijou e antes que virasse as costas eu falei.
- Coloque o que há em seu bolso dentro desta sacola.Ele foi tirando tudo, mas quando olhou dentro da sacola, seus olhos de arregalaram e um sorriso maravilhoso se fez em seu rosto.
- É para mim?
- É claro que sim. Pode levar tudo para comer com seu irmão mais tarde
imagens do google
W Sorriu com a carinha mais linda do mundo. Sorriu com um brilho nos olhos que não via desde o início do ano. Sorriu quando eu o abracei e disse baixinho no seu ouvido: Eu gostei muito de ser sua professora.


Alguns dias depois a diretora perguntou-me: Com qual série você quer trabalhar no próximo ano? Eu respondi 2o. ano. Ela disse: "Não se preocupe, fiz algumas mudanças com os alunos mais danadinhos e W não será mais do 2o. B, mas irá para o 2o. A com crianças diferentes.

- Então tá eu fico com o  2o. ano A e com W


Ele ainda não sabe disso. Mas, peço a Deus que em suas férias ele não sofra tanta violência e que no próximo ano eu possa ajuda-lo a acreditar mais nas pessoas e no mundo


Beijocas
Cris Chabes

2 comentários:

Educadores Multiplicadores disse...

Olá multiplicadora Cris, receba um convite especial para conhecer os novos blogs/multiplicadores do mês de agosto/12, conforme as regras.

Aproveite a visita para ler as novas páginas, pode ser interessante à parceria.

http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

http://www.marquecomx.com.br/

Fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Cristiane disse...

Muito gentil da sua parte e volte sempre por lá!!! Tbm estou te seguindo, aliás vc tem vários hein!!!! Cris