quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Escola em tempo Integral

imagens do google

Li uma matéria muito interessante na Nova Escola que trata do Ensino em Horário Integral e gostaria de compartilhar com vocês e os leitores do Educação em Foco, para abrirmos um debate virtual sobre esse assunto.

Leia a matéria no Educação em Foco e comente aqui ou lá e acompanhe o debate sobre o assunto. 

Você concorda com a permanência do aluno por 7 horas na escola? 

O que já ouviu falar sobre o assunto?

Apenas colocar aulas extras ou atividades extra curriculares garante a freqüência
do aluno?

Aguardo sua opinião

Abraços

Cris Chabes

11 comentários:

Toninha Ferreira disse...

Oi!!!!!
Vim convidar a vc para o sorteio que está ocorrendo no meu blog. É só acessar o link e boa sorte.
http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/2012/10/esta-rolando-sorteio.html
Tenha uma semana abençoada.
Bju

Cida Kuntze disse...

Cris, tentei várias vezes entrar no Educação em Foco pra ler essa matéria e não consegui. Não sei o que está acontecendo... se é aqui no meu computador, mas enfim... independente de ler a matéria, gostaria de dar a minha opinião.
Eu não gostaria de colocar a minha filha em tempo integral na escola. Gosto de poder estar uma parte do dia com ela. Ajudo-a nas tarefas e fazemos outras coisas juntas. Somos muito companheiras e ela tem aprendido muito ao meu lado.
Mas tem muitas mães que por trabalharem fora, não podem estar com os filhos o dia todo, então o melhor seria ficar integralmente na escola.
Pelo menos lá estariam estudando num período e no outro fazendo atividades extras.
Quem pode ficar o maior tempo com os filhos é uma benção, pois eles crescem muito rápido e quando menos percebemos já vão estar adultos e nós pais desejando a companhia deles. O que não será possível sempre.
Não li a matéria, não sei as opiniões, mas a minha é essa. Quero estar o máximo com a minha filha enquanto posso.
Beijinhos amada.

Profª Lourdes disse...

Olá minha querida amiga, estou mais uma vez com meu recadinho pronto, essa semana fiquei praticamente sem net, estava com uma ruim, troquei piorou, não sei mais o que fazer, interior tem dessas coisas!!
Passei para desejar muita paz e amor na tua vida, parabéns pelo blog, cada vez com mais novidades, sucesso!! Um autor desconhecido escreveu lindamente sobre o amigo:
Força da Amizade
"A força da nossa amizade vence todas as diferenças... Aliás... para que diferenças se somos amigos? Quando erramos... nos perdoamos e esquecemos Se temos defeitos... não nos importamos... Trocamos segredos... e respeitamos as divergências... Nas horas incertas, sempre chegamos no momento certo... Nos amparamos...nos defendemos... sem pedir... fazemos porque nos sentimos felizes em fazer... Nos reverenciamos... adoramos... idolatramos... apreciamos... admiramos. Nos mostramos amigos de verdade, quando dizemos o que temos a dizer... Nos aceitamos , sem querer mudanças... Estamos sempre presente, não só nos momentos de alegria, compartilhando prazeres, mas principalmente nos momentos mais difíceis..."
O amizade é um sentimento nobre e esse mundo virtual fortalece grandes amizades e isto é muito bom para um mundo onde as pessoas não tem mais tempo para o outro. Abraçoss, fica com Deus.

Cristiane disse...

Olá, não consegui ler a matéria... Cris

Mamães em Rede disse...

Cris, você é uma das nossas TOP comentaristas, tem selo pra você lá no blog. Obrigada!
Tem um sorteio lá também, participe!
Abraço,
Equipe MR

Li disse...

Na minha opinião, a criança deve ir para a escola e ter tempo de descansar e brincar depois das aulas... Curtir um tempo com os pais e/ou avós. No entanto, para muitas crianças da nossa sociedade, não é assim que funciona, assim que o sinal toca e as aulas acabam, essas crianças vão para as ruas, muitas vezes para aprender o que não devem...
Para essas crianças, as escolas em tempo integral permitem que seus pais trabalhem o dia todo um pouco mais sossegados porque sabem que seus filhos estão na escola, também permite que a criança tome café da manhã (colação), lanche, almocem e tomem outro lanche, o que lhes tira a fome e alivia mais uma vez o sentimento de seus pais (às vezes sem ter o que colocar à mesa). Além disso a criança está segura e fazendo coisas mais interessantes e educativas do que se estivesse na rua (tendo aulas, aulas extras, atividades diferentes, parque, brincadeiras ou até mesmo reforço escolar...) pelo menos é assim que funciona aqui em minha cidade! Ainda temos que melhorar muito o ensino público, mas acho que estamos melhorando aos poucos... e acho que a escola em tempo integral para esses alunos só os ajuda!

Beijos!!!

Lívia.

Profª Lourdes disse...


Como é bom ter amigos (as) mesmo que do outro lado da telinha! É assim que te sinto amiga virtual é real. È com carinho que passo mais uma vez no teu cantinho para desejar uma linda tarde de Domingo e que amanhã inicie uma semana abençoada com muita paz, saúde e com muita firmeza para vencer os obstáculos que surgirem na tua vida.
Gosto muito de um pensamento do livro MINUTOS DE SABEDORIA, de C. Torres Pastorino, que diz: TENHA firmeza em suas atitudes e persistência em seu ideal. Mas seja paciente, não pretendendo que tudo lhe chegue de imediato. Há tempo para tudo. E tudo o que é seu virá às suas mãos, no momento oportuno. Saiba esperar o momento exato em que receberá os benefícios que pleiteia. Aguarde com paciência que os frutos amadureçam para que possa apreciar devidamente sua doçura.
Que saibamos ter esta paciência e a coragem de lutar por nossos sonhos. “Os verdadeiros vencedores na vida são pessoas que olham para cada situação com a esperança de poder resolvê-la ou melhorá-la” Barbara Pletcher
Bjuss Fica na paz de Deus. Lourdes Duarte http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/

Lembrando o sorteio, continua, veja link na lateral do blog, faltam menos de 100 seguidores para atingir a meta!! Participem!!


Priscila Capossi disse...

olá, sou super a favor do integral dessde que a mamãe não tenha como fazer para trabalhar, eu por exemplo pude ficar em casa com meu filhote ate 1 an de idade, depois coloquei ele na escolinha em horario normal, isso pq trabalho por conta propria, hj ele tem 3 anos e ano que vem vai para o integral, ja nao da mais para ficar cim ele na parte da manha, pois vou estudar, melhor ele na escola fazendo varias atividades, la desança, faz natação, judo.... doque ficar cada dia com uma pessoa...assim a criança fica muito enrolada, na escola, acostuma...


vá ao me blog tb....

http://nossosfilhosefilhas.blogspot.com.br/

Toninha Ferreira disse...

Cris faço parte desse projeto na escola onde dou aula.
Os alunos entram as 7 horas e saem as 17 horas.
Projeto é lindo no papel, mas a realidade é outra totalmente diferente.
Os alunos são carentes de tudo inclusive de conhecimento. Sou professora de Português e Matemática. São matérias importantes para o aluno e na hora de trabalhar tem que ter jogo de cintura e levar o diversificado pra sala de aula.
A cada aula tem que ter uma novidade para que os educandos venham participar e assimilar melhor a matéria. Sinto que muitas das profissionais igual a mim estão cansadas, desmotivadas mesmo com o ensino, não vê esperança para os educandos. Muitos deles são rebeldes, difíceis de lidar. E isso acontece em todo o lugar, não somente em escola pública como particular. Crianças só muda o nome, mas os problemas continuam e infelizmente acham que são as professores que devem educar e nós sabemos que não é bem assim. Infelizmente o respeito acabou...as pessoas se agridem mais...as palavrinhas mágicas então, acabaram. Estou muito preocupada com a nova geração que estão por vir com tanta informação e tecnologia não saberão como fazer para trabalhar com tudo isso.

Tenha uma quarta-feira abençoada.
Bju

Educadores Multiplicadores disse...

Olá Multiplicadora Cris, boa noite!

Educadora, vejo através de seus seguidores/parceiros/comentários que nossa família estar crescendo. Que bom! A ideia é essa mesmo.

Estamos convidando você a:

- Conhecer os novos blogs divulgados;
- Saber quem são os multiplicadores do mês;
- Retribuir comentário em sua postagem (caso tenha), (encontre seu blog de forma fácil através de página ‘índice’);
- Deixar um comentário para outro blogueiro e ele o retribuirá;
- Aproveitar a visita e fazer novas parcerias/seguidores;
_ Também saber as novidades.

http://www.marquecomx.com.br/
http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

O projeto crescerá com a união e a divulgação de todos nós. Mais uma vez, obrigado pela parceira e amizade.

Excelente semana, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Educação em Foco disse...

Cris, assunto relevante e polêmico...
Penso que a proposta de escola integral é ótima, mas não estamos preparados pra isso ainda. Seja com estrutura física, planejamento e formação profissional.
Abraços querida.