quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Aula de Reforço


Como é difícil encontrar um professor particular para reforço escolar. 
Tenho amigas que procuram e quando acham não podem pagar, mas o problema da dificuldade não poderia ser resolvido com a colaboração nas tarefas, pelos pais?

De 3% a 7% das crianças apresentam alguma dificuldade real de aprendizado - decorrente, por exemplo, de problemas de visão ou audição, dislexia ou algum tipo de comprometimento neurológico.  Fora desse universo restrito, cabe à equipe pedagógica da escola atender de forma eficaz os alunos com diferentes ritmos de aprendizado, elaborando estratégias de ensino diversificadas e oferecendo plantões ou aulas de reforço.

O primeiro passo para entender por que seu filho está indo mal é acompanhar muito de perto a vida escolar dele. Oferecer um espaço tranquilo para que ele estude, supervisionar seus boletins, conferir sua lição de casa e as anotações feitas em aula, nos cadernos - além de ouvir com atenção o que ele tem a dizer sobre a escola e os professores -, são deveres dos pais. O objetivo não é pressionar o aluno a se destacar dos colegas nem fazer a lição de casa por ele: é dar amparo para que ele progrida por seus próprios esforços. É uma boa ideia também estimular o interesse pelas matérias nos horários de lazer, comprando livros ou visitando exposições. Finalmente, é fundamental que os pais conversem regularmente com os professores, para conhecer em profundidade o método do colégio e o comportamento do filho no ambiente escolar. O sucesso do aluno depende da parceria dos pais com a equipe pedagógica.

Cris Chabes

6 comentários:

Iasmin Marques disse...

Disse tudo Cris!
Meu marido é professor de informática numa escola aqui na cidade onde moro!

Sempre acho um absurdo quando ele diz que tem pais, que querem jogar toda a responsabilidade deles com os filhos para os professores, e esquecem que os educadores são eles!

Parabéns pelo post!
Bjinhos!!

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Concordo Cris. A escola e a família se ajudam muito quando estão juntas!!Tenho visto pais desistindo de seus filhos e isso é ruim, porque quanto ais desprezados mas desinteresse os alunos terão.

Muito boa sua reflexão. Um abraço! Saudades!!! <3

Gleysa Lopes disse...

Pura verdade Cris!!
Lembro da época que minha mãe pagava aulas particulares pra mim, nunca melhorava em nada, acho que e como disse os pais precisam entender o que esta acontecendo com o filho!!

Bjs

Gleysa
http://demamaeursa.blogspot.com.br

Gleysa Lopes disse...

Cris, tem selinho para vc la no meu blog!

Bjs

Gleysa
demamaeursa.blogspot.com

Cida Kuntze disse...

Oi Cris!
Adorei o post.
É verdade, nada melhor do que ter os pais atentos, ajudando os seus filhos.
Muitos cobram muito, mas não procuram investigar o que está realmente acontecendo. Muitas vezes começa com algo simples e depois torna-se um problema.
Quem tem filhos, precisa se dedicar.
Beijos querida.

Simonha disse...

Já comentei esta postagem em outro blog!
Abraço!

http://educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br/