quarta-feira, 7 de março de 2012

Hora do lanchinho

Chegou a hora do intervalo.
Momento de relaxar, brincar, ir ao banheiro e comer um lanchinho para recarregar as energias e enfrentar o segundo tempo de aula. Mas que tipo de lanches "saudáveis" as crianças podem levar para esse momento?
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Como professora observo muitos alunos levando salgadinhos, refrigerantes, bolachas,bolinhos, suco, frutas (esses dois últimos em pequena quantidade).

As nutricionistas alertam que o lanche não deve ultrapassar 15% das necessidades diárias da criança, ou seja, deve ter entre 350 calorias e 500 calorias. Esse é mais um ponto negativo para a maioria dos lanches de cantinas: por serem muito calóricos, podem tirar o apetite das crianças para as principais refeições. Para que isso não aconteça, oriente as crianças a trocar frituras por salgados assados ou sanduíches naturais, refrigerantes por sucos de frutas, doces por frutas.


A nutricionista Maria Aparecida Vieira lembra que as crianças precisam ser educadas para consumir corretamente. O lanche deve ser leve e em pequenas quantidades. Cinco bolachas recheadas, e não um pacote inteiro, são suficientes para a criança, desde que acompanhadas de um suco e uma fruta. Discuta com ela suas preferências e tente adequá-las às seguintes orientações: inclua leite e seus derivados, ricos em cálcio e excelentes fontes de proteína,  frutas de fácil consumo (pêra, maçã, banana) e sucos, que contêm vitaminas, inclua alimentos frescos e não esqueça a água. Apesar de as crianças preferirem tomar refrigerantes e sucos, que contêm muito açúcar, estimule-as a beber água sempre que estiverem com sede. Além de mais saudável, uma ida ao bebedouro é mais econômica que a compra de uma bebida na cantina

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Segue aqui uma sugestão de cardápio para pais e filhos

SUGESTÃO 1

Suco de acerola natural de caixinha - contém vitamina C
Biscoito de aveia e mel - contém fibras
Lanche natural, com pão integral, queijo branco e cenoura ralada - contém fibras, proteínas e vitamina
Maçã - contém vitamina C

SUGESTÃO 2
Suco de laranja natural em caixinha - contém vitamina C
Pão integral, com ricota e cenoura ralada - contém fibras, proteínas e vitamina A

SUGESTÃO 3
Iogurte, sem calda e com pouco corante e adição de açucar - contém proteínas
Bolo - contém energético
Banana - contém potássio e amido

SUGESTÃO 4
Leite com achocolatado - contém cálcio
Mexirica - contém vitamina C e fibras
Erva doce cortada em palitinhos - contém fibras
Bisnaguinha com requeijão light - contém carboidratos e cálcio.


Beijocas
Cris Chabes

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