quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Planejamento

imagem do google
Planejamento???? E agora???? Como fazer????


Conheço muitos professores que ainda tem dúvidas e medos na hora de Planejar o ano letivo. 

  • O que trabalhar?
  • Como organizar o conteúdo para a série/ano?
  • Que recursos, estratégias, metodologia, didática devo usar?
  • Que objetivos quero alcançar?
Essas são algumas das perguntas que PARECEM não ter resposta na hora de pensar de que forma trabalhar e o que com os alunos. 
Ainda existem aqueles que copiam o planejamento do ano anterior de 1900, mas esses "ainda bem" são a minoria.
Com os recursos via internet ou da literatura escolar é possível organizar um planejamento, mas primeiro é preciso conhecer seus alunos.

Segue abaixo alguns passos e explicações das diferentes partes de um planejamento e sites com dicas úteis que poderão ajudá-los. No mais confie em você e em seu talento profissional. 
  • Planejamento de aula: as aulas vão começar e você fica aflita com o que vai dar o ano todo? Comece pensando no primeiro dia de aula. Como vai recebê-los? São alunos novos? Apresente-se. Fale um pouco sobre você e sobre a escola. Leve-os para conhecer a escola. Acompanhe-os no lanche. Programe uma música ou uma brincadeira. Leia uma história e peça que façam um desenho sobre ela.Tudo isso faz parte do seu plano de aula. Não deixe de pensar nos objetivos que quer alcançar com essa aula e organize tempo, materiais e estratégias. Esse registro é importante para futuras aulas.
  • Planejamento semanal: cada dia de aula planejado entra na rotina semanal. Pense nos conteúdos que quer trabalhar em uma semana e organize cada dia elencando tempo para cada atividade, objetivos, estratégias e material necessário. Se estiver desenvolvendo um tema (projeto) que leve mais do que uma semana, organize e registre o passo a passo na rotina semanal.
  • Planejamento bimestral ou semestral: Cada professor organiza os conteúdos que irá trabalhar pensando no tempo para realizá-los e isso pode levar um bimestre ou um semestre. Assim registre os objetivos, conteúdos, estratégias, recursos, formas de avaliação e deixe exposto na sala ou caderno (semanário) para chegar se está cumprindo as metas estabelecidas.
  • Planejamento anual: todo esse processo também é organizado para o ano.       
imagem do google
É importante lembrar que "seus alunos" tem particularidades que só você poderá conhecer por isso, mesmo que o grupo de professores da sua série/ano organize um planejamento anual/semestral é preciso pensar nas estratégias que irá utilizar com cada um para que o conhecimento seja adquirido e compartilhado com todos.


Beijocas
Cris Chabes

3 comentários:

Genis disse...

Excelente!
A assunto "Planejamento" nunca se esgota!
Bjus

Mimi Alves! disse...

Isso é muito importante,amiga!
O Miguel vai fazer capoeira na escola esse ano,tô até vendo rsrs
beijinho!

Rafa disse...

Seu post de hoje me fez voltar uns 15 anos atrás, época em que eu fazia magistério e estava sempre em volta com os planejamentos! Adorei seu post.
Bjus