segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia do Professor

Se tivesse que nascer novamente faria um acordo com Deus:
_Senhor, se possível me deixe ser professora novamente lá no Brasil, gostei da profissão, mas antes preciso que pense comigo e faça algumas mudanças:
-Vamos lá disse o senhor!
_ Primeiro, precisamos ter reconhecimento e sermos valorizadas de fato e não só no dia dos professores
_ Segundo, precisamos de condições dignas de trabalho. Ambiente físico faz diferença sim na hora de ensinar e aprender. Pergunte as crianças!
_ Terceiro, explique que nossa função é ajudar a conhecer o mundo e não ajudar a ter educação, visto que essa é uma função dos pais. Em situações de grupo sociais podemos orientar que respeito é um dever e não um direito.
_ Quarto, nossa formação passa pela mão de outros professores que realmente precisam estar preparados. Tantas faculdades de educação precisam pelo menos ter mais compromisso. Fale com os responsáveis.
_ Quinto, a família cabe a responsabilidade de participar e não estou falando de APM, mas de estar na escola conversando com os profissionais, acompanhar as lições todos os dias, participar das aulas, participar das atividades extras curriculares e por aí a fora. Faça uma reunião o Senhor com os pais.
- Sexto, as leis foram feitas para serem cumpridas. Se há leis que falam sobre os direitos e deveres de cada um é importante que todos conheçam. Governantes, Pais, Professores e Administradores da Educação. Estou falando isso Senhor, por que da última vez que fui professora essas leis só existiam no papel, por exemplo: é dever do estado e da família manter o aluno na escola e acompanhar seu rendimento nas atividades pedagógicas Art 53 paragráfo único do ECA
_ Sétimo, falando em leis a burocracia impede o bom funcionamento da instituição. Ter elevador e sala de informática que não funcionam por falta de liberação é uma vergonha.
- Oitavo, todo ano o professor que não cumprisse suas metas individuais estabelecidas deveria passar por uma entrevista e ver quais os avanços necessários para que ele continuasse a ter prazer em lecionar. Vi os melhores buscarem outras profissões, pois o serviço público é tão moroso que esperar recompensa é coisa de delegado de filme antigo e não de professor.
- Nono - Salário - se for para o Senhor dizer que concorda os governantes por que os gastos com reforma agrária, tributária, crescimento econômico, etc....não deixa uma sobra de verba para pagar salários dignos, vou ficar muito nervosa pois acompanhei as recentes notícias e vi 5 ministros serem despedidos por denúncias de corrupção e lavagem de dinheiro. Por favor Senhor, está em frente a uma professora e não há um palhaço candidato a político
- Décimo - Por último, não farei doze pedidos, tipo doze mandamentos, visto que a unidade decimal é mais fácil de ensinar nos primeiros anos escolares, mas se sobrar espaço na sua lista, quem sabe aquela viagem tão sonhada aos países com histórico de excelência na educação para que nós mesmos possamos entender por que a educação lá funciona e no Brasil não.
_ ????????????????
_ Enquanto o Senhor pensa vou descansar mais um pouquinho aqui no céu, antes do sinal tocar para mais um dia de aula.

Abraços a todos os professores
Pro Cris Chabes

2 comentários:

Genis disse...

Ai Cris, adorei....
Sem palavras....

Anne Lieri disse...

Cris,adorei esse seu blog tb!Que pena que quando estava na ativa,não tinha nem blog!...rss..poderíamos ter trocado muitas figurinhas,porque tb adoro alfabetizar!Texto cheio de reivindicações a Deus por nossa suada profissão!...rss...muito justo!Vou ver como sigo esse blog tb!bjs e boa semana!