sábado, 10 de setembro de 2011

Dê um basta na Violência!

imagens do google



É triste quando percebemos maus tratos na infância. A cada dia tomamos conhecimento de novos casos de violência contra a criança. A grande maioria cometida pelos próprios pais. Mas como acabar com essa prática silenciosa e criminosa? 


O uso do castigo físico infligido a uma pessoa faz parte de um “ciclo” de violência. Entretanto, muitos pais ainda não enxergam dessa forma, pois esta prática educativa está fortemente legitimada em nossa sociedade. 

Os pais que utilizam o tapa, a palmada ou a chinelada para educar o fazem acreditando que estão fazendo o melhor para seus filhos, mas não percebem que, na verdade, estão infringindo o direito que as crianças possuem (assim como qualquer outro ser humano) ao respeito pela sua integridade física e dignidade humana.
imagens do google
Se a violência física contra um adulto não é aceitável socialmente, sendo passível inclusive de sanções legais, porque a violência contra a criança deve ser aceita? 

Os pais não vêem que, ao utilizarem o castigo físico, estão abusando da diferença de poder que existe numa relação entre um adulto e uma criança?

Nestes momentos os pais podem sentar com seus filhos e serem sinceros com eles, explicando que perderam o controle e que se arrependem por isso. Este tipo de atitude é um ótimo exemplo de humildade e de respeito para com o outro. Além disso, este é um ótimo momento para ouvir a própria criança, percebendo que ela é simplesmente Criança.

Se você conhece algum caso parecido, tente ajudar essa família e se organizar e refletir sobre suas atitudes. Se isso não for possível procure o Conselho Tutelar e informe-os, pois a atitude de não querer se intrometer também é contra lei pois você estará contribuindo para que tais situações continuem acontecendo.


imagens do google


Beijocas
Cris Chabes

Nenhum comentário: