domingo, 24 de abril de 2011

O jogo como recurso na educação

O jogo na educação das crianças

No post anterior falei sobre o uso do jogo como recurso na alfabetização. Leia aqui

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil “no ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos, os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparenta ser. Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhe deram origem, sabendo que estão brincando”, em outras palavras, através do brincar, a criança tem em suas mãos a possibilidade de lidar estabelecer relações com os outros e com ela mesma.

Assim, cabe ao professor perceber que a prática pedagógica deve atender às reais
necessidades das crianças, porque desde pequenas, elas apresentam atitudes de interesse em
descobrir o mundo que as cerca, e podem realmente construir o conhecimento. Portanto,
partindo dessas premissas, o presente artigo busca demonstrar como os jogos estão inseridos
no trabalho pedagógico, realizado na Educação Infantil, mais precisamente em uma sala de
pré do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no município de Imbituva, com alunos
de 5 a 6 anos, verificando como eles se manifestam na prática do professor e com quais
objetivos.

É evidente que, tanto os jogos quanto as brincadeiras inseridas no contexto escolar,
auxiliam na formação integral do educando, que se desenvolve de acordo com os estímulos
vindos da realidade vivenciada. Sendo assim, brincar é indispensável à saúde física,
emocional e intelectual de qualquer criança e, se utilizados corretamente, são excelentes
instrumentos de aprendizagem. Porém, a introdução destes, no ambiente Pré-escolar, implica
em uma revisão de conceitos e atitudes por parte dos educadores. Compara-se por meio das
teorias que o brincar é mais do que uma atividade com conseqüências significativas e
formativas para a criança.

O valor pedagógico dos jogos é incontestável, as brincadeiras e os jogos são atividades
indispensáveis para o desenvolvimento da criança. É por meio do brincar que ela pensa e
reorganiza as situações cognitivas que vivencia. Portanto, na Pré-escola, os jogos podem ser
utilizados pelo professor de forma espontânea ou dirigida, a fim de propiciar a aprendizagem,
tornando-se necessária uma reflexão por parte de todos os sujeitos envolvidos com a
Educação Infantil.

Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla
natureza que nos leva a considerar o jogar e brincar parte integrante da atividade educativa.
Brincando a criança desenvolve a imaginação, fundamenta afetos, explora habilidades e, na medida em que assume múltiplos aspectos, fecunda competências cognitivas e interativas”. Nesse sentido, além de possibilitar o exercício daquilo que é próprio no processo de desenvolvimento aprendizagem, brincar é uma situação em que a criança constitui significados, sendo uma forma,tanto para a assimilação dos papéis sociais e compreensão das relações afetivas que ocorrem em seu meio como para a construção do conhecimento.

Segue abaixo uma relação de links que podem contribuir com sua prática na sala de informática de sua escola ou com algumas idéias para suas aulas.

http://www.jogosbrincadeiras.com.br/

http://revistaescola.abril.com.br/jogos/

http://www.topgameskids.com.br/

http://www.divertudo.com.br/

http://senninha.globo.com/

http://www.smilinguido.com.br/home.php

http://www.eusou.com/crianca/

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