quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Últimos dias de aula

Chega enfim o fim do ano letivo e com ele a hora de organizar e entregar as documentações (notas, relatórios, planilhas, portifólios, semanários, etc).Um dia ou dois para organizar os armários, retirar painéis da sala, recolher o que sobrou em atividades e materiais. Mais.......acabou!
Então é hora de ir para a escola, sem alunos, sem mais nenhum planejamento, para cumprir os últimos dias de trabalho e relaxar.
Mas se antes, mal havia tempo de uma conversa entre os professores de outras classes/séries, agora esse tempo parece não ter fim. As horas não passam e muitos assuntos antes pendentes são colocados em dia.
Por exemplo: quantos alunos passaram de ano apresentando dificuldades(progressão continuada), aulas de reforço necessárias, horário bem organizado para realização de trabalho em grupo com os professores, horários de estudo definidos e cumpridos, passeios e festas planejadas já no inicio do ano para não atrapalhar o planejamento do professor, aproveitamento do horário do HTPC com temas ou assuntos previamente programados(coletivamente), enfim, todos os assuntos que ficaram pendentes ou não foram discutidos por inúmeros motivos.
É um momento de rever estratégias que foram bem sucedidas ou não, mas sem grilos, sem estresse, afinal a melhor critica é aquela que nos leva a refletir sobre nossas ações e mudar, caso contrário vira um discurso sem ação.
Mas esse é um ambiente escolar. Talvez outros não tenham essa dinâmica. Talvez não seja preciso. Talvez seja muito necessário. Talvez tudo corra extremamente bem, mas talvez a confusão seja tanta que é melhor não mexer para não piorar.
O mais importante é que a oportunidade de parar, conversar e refletir nos faz acreditar no poder da mudança, na força de vontade daqueles que cumpriram seus papéis, na possibilidade de recomeçar e acertar ou pelo menos de tentar.
Eu acredito na força do homem que quer transformar e que dá sua contribuição para que essa mudança ocorra, senão.......não estaria escrevendo esse texto.
Agradeço a Deus e a meus colegas professores por cada momento deste ano letivo....bom recesso.....boas férias......e até o próximo recomeço.
Beijocas
Cris Chabes

Nenhum comentário: